- Anderson Pinto
Como a PNL pode ser uma aliada para aumentar a sua inteligência emocional - Parte I
Olá,
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo."
Confúcio
Hoje quero compartilhar com você alguns dos pontos que conversamos na live:
“Como a PNL pode ser uma aliada para aumentar a sua inteligência emocional”?
No dia 14 de maio de 2020, das 18 horas até as 19:15 estive na sala digital da Escola de Negócios da Saint Paul, junto com o professor André Nardy e o professor Victor Bacchi para conversamos sobre como a PNL pode ser uma aliada para aumentar a sua inteligência emocional?

Nessa conversa iniciamos falando sobre a origem da PNL:
A PNL surgiu na década de 70, nos Estados Unidos através dos estudos de John Grinder (Professor de Linguística) e Richard Bandler (Matemático e Analista de Sistemas).
O objetivo inicial deles era estudar a seguinte hipótese: Será que é possível modelar a excelência?
E eles começaram estes estudos observando como os profissionais de terapia realizavam o seu trabalho e para este estudo foram modelados Virgina Satir e Milton Erickson que é uma das autoridades mundiais em hipnose.
A partir desses resultados notaram o quanto os seus estudos estavam corretos e poderiam ajudar no desenvolvimento humano.
Em seguida foi apresentada a definição da PNL segundo a Sociedade Brasileira de PNL que é:
Tecnologia – capacita os praticantes a organizar suas informações e percepções para enxergar o que antes era invisível e atingir melhore resultados. É o que fazer.
Metodologia – todo comportamento tem uma estrutura que pode ser descoberta, modelada, ensinada e transformada. É o como fazer.
Atitude – é olhar a vida como uma oportunidade de aprender. É o querer fazer.
Em resumo a Programação Neurolinguística trabalha: a programação de como sequenciamos nossas ações para alcançarmos os nossos objetivos, a mente para entendermos como pensamos e a linguística para entender o uso da linguagem em nossa comunicação interna e externa e como ela nos afeta.
Em seguida o professor Victor Bacchi explicou o surgimento do conceito Inteligência emocional.
A primeira vez que apareceu o conceito foi em 1920 com o pesquisador Robert Thorndike, da Universidade de Columbia.
Ele usou o termo "inteligência social" para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros
A primeira vez que se utilizou o termo inteligência emocional foi com Charles Darwin quando ele falou da importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação das espécies.
Além dos aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, os pesquisadores começaram a reconhecer a importância de aspectos não-cognitivos.
Em 1983, Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, introduziu a ideia da inteligência intrapessoal quanto de inteligência interpessoal.
Para Gardner, indicadores de inteligência como o QI não explicam completamente a capacidade cognitiva.
Aí em 1990 o conceito foi definido academicamente pela primeira vez em pelos psicólogos e pesquisadores estadunidenses Peter Salovey e John D. Mayer, a partir do artigo “Emotional Intelligence”, publicado na revista Imagination, Cognition and Personality”.
O interesse da mídia foi despertado pelo livro "Inteligência emocional", de Daniel Goleman, redator de Ciência do The New York Times, em 1995.
O psicólogo, escritor e Ph.D. de Harvard, Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, foi responsável por popularizar o conceito com o livro Inteligência Emocional, publicado em 1995 com 5 milhões de cópias vendidas
Nesse artigo, a Inteligência Emocional é definida como “subconjunto da inteligência social que envolve a capacidade de monitorar as próprias emoções e a dos outros, e usar essa informação para guiar o pensamento e ações”.
Espero que tenha aproveitado esse primeiro post no qual falamos sobre a origem e definição da PNL e da Inteligência Emocional.
Nós próximos posts iremos conversar sobre as ferramentas e técnicas da PNL que podemos utilizar para desenvolver os quatro aspectos da inteligência emocional.
Se o texto foi útil para você e acredita que outras pessoas possam aproveitar fique à
vontade para compartilhar.
Forte Abraço!!!

Anderson Pinto
Professor | Coach de Carreira | Assessor de Investimento | Sócio da ASP – Coaching & Consulting e da Manhattan Investimentos.
Conteúdos Relacionados:
Mais informações sobre Anderson Pinto:
https://www.andersonpintocoach.com/more-about-me
https://www.andersonpintocoach.com/depoimento
#estratégia #coach #coaching #mentor #metas #foco #liderança #crescimento #treinamento #vencer #pnl #ação #transformação #realização #mindset #pensamentos #sentimentos #resultados #respostas #liderança #estratégia #gestão #modelo #pensador #desafios #sonhogrande #emoção #inteligência #inteligênciaemocional