- Anderson Pinto
Controlar os Recursos
Olá,
A sexta edição do guia PMBOK® vem trazendo algumas mudanças e hoje quero conversar com você sobre um novo processo que é o 9.6 – Controlar os Recursos.
Você sabia que a área de conhecimento deste novo processo 9.6 – Controlar os recursos também modificou de nome? Na versão anterior a área de conhecimento era 9 – Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto e com a nova versão passou a ser chamada de 9 – Gerenciamento dos Recursos do Projeto.
Além, da mudança de nome da área de conhecimento, a área de conhecimento 9 – Gerenciamento dos Recursos do Projeto passou de 04 processos para 06 processo sendo que:
Recebeu o processo Estimar os Recursos das Atividades (9.2) que se encontrava na versão anterior na área de conhecimento 6 – Gerenciamento de Tempo do Projeto.
Um novo processo o 9.6 – Controlar os Recursos.
Agora, falarei sobre o novo processo 9.6 – Controlar os Recursos.
Na sexta edição do guia PMBOK®, na página 352 define que controlar os recursos é o processo de garantir que os recurso atribuídos e alocados no projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar a utilização planejada versus utilização real de recursos e executar ação corretiva conforme necessário.
Esse processo se encontra no grupo de processo monitoramento e controle e tem como principal benefício garantir que os recursos designados estão disponíveis para o seu projeto conforme o planejado.
É importante destacar que quando falamos de Recursos refere-se a recursos físicos, como equipamentos, materiais, instalações, infraestrutura.
Agora você pode está se perguntando é os membros da equipe serão tratados em qual processo?
Serão tratados no processo 9.5 - Gerenciar a Equipe.
Na figura abaixo apresento as entradas, ferramentas e técnicas, e saída do processo 9.6 – Controlar os Recursos.

Adaptado da Figura 9.14 – Controlar os Recursos: Entradas, Ferramentas e Técnicas, e Saídas. Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) - 6a edição, Project Management Institute Inc., 2017, página 352.
Você notará na figura acima que a principal entrada deste processo são os dados do desempenho do trabalho que vem do processo 4.3 – Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto. Esses dados estão na sua forma bruta e serão trabalhados neste processo 9.6 – Controlar os Recursos.
Como resultado deste processo vejo duas saídas como importantes que são:
Informações sobre o desempenho do trabalho que permitirá o processo 4.5 – Monitorar e Controlar o Trabalho do projeto de forma mais eficaz. Veja que neste momento os dados já foram trabalhados e se transformarão em informações sobre o desempenho do trabalho que foi executado pelos recursos.
Solicitações de mudanças serão geradas caso se identifique necessidades de ações corretivas ou preventivas.
Espero que a informação tenha sido útil para você e se você acredita que outras pessoas possam se beneficiar com o conteúdo deste texto compartilhe e ajude a divulgar essa informação!
Curta, comente e compartilhe!!!
Forte Abraço
Anderson PintoCoach Pessoal, Profissional, de Carreira e Executivo | Analista Comportamental DISC | Partner da ASP – Coaching & Consulting. #VocêPodeMaiseMuitoMais
Conteúdos Relacionados:
Mais informações sobre Anderson Pinto:
https://www.andersonpintocoach.com/more-about-me
Importante:
Quer receber um Ebook com quatro ferramentas poderosas do processo de coaching? Clique na palavra Eu quero e deixe os seus dados na página.