• Anderson Pinto

Controlar os Recursos

Olá,


A sexta edição do guia PMBOK® vem trazendo algumas mudanças e hoje quero conversar com você sobre um novo processo que é o 9.6 – Controlar os Recursos.


Você sabia que a área de conhecimento deste novo processo 9.6 – Controlar os recursos também modificou de nome? Na versão anterior a área de conhecimento era 9 – Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto e com a nova versão passou a ser chamada de 9 – Gerenciamento dos Recursos do Projeto.


Além, da mudança de nome da área de conhecimento, a área de conhecimento 9 – Gerenciamento dos Recursos do Projeto passou de 04 processos para 06 processo sendo que:

  • Recebeu o processo Estimar os Recursos das Atividades (9.2) que se encontrava na versão anterior na área de conhecimento 6 – Gerenciamento de Tempo do Projeto.

  • Um novo processo o 9.6 – Controlar os Recursos.

Agora, falarei sobre o novo processo 9.6 – Controlar os Recursos.


Na sexta edição do guia PMBOK®, na página 352 define que controlar os recursos é o processo de garantir que os recurso atribuídos e alocados no projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar a utilização planejada versus utilização real de recursos e executar ação corretiva conforme necessário.


Esse processo se encontra no grupo de processo monitoramento e controle e tem como principal benefício garantir que os recursos designados estão disponíveis para o seu projeto conforme o planejado.


É importante destacar que quando falamos de Recursos refere-se a recursos físicos, como equipamentos, materiais, instalações, infraestrutura.


Agora você pode está se perguntando é os membros da equipe serão tratados em qual processo?

Serão tratados no processo 9.5 - Gerenciar a Equipe.


Na figura abaixo apresento as entradas, ferramentas e técnicas, e saída do processo 9.6 – Controlar os Recursos.



Adaptado da Figura 9.14 – Controlar os Recursos: Entradas, Ferramentas e Técnicas, e Saídas. Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) - 6a edição, Project Management Institute Inc., 2017, página 352.

Você notará na figura acima que a principal entrada deste processo são os dados do desempenho do trabalho que vem do processo 4.3 – Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto. Esses dados estão na sua forma bruta e serão trabalhados neste processo 9.6 – Controlar os Recursos.


Como resultado deste processo vejo duas saídas como importantes que são:

  • Informações sobre o desempenho do trabalho que permitirá o processo 4.5 – Monitorar e Controlar o Trabalho do projeto de forma mais eficaz. Veja que neste momento os dados já foram trabalhados e se transformarão em informações sobre o desempenho do trabalho que foi executado pelos recursos.

  • Solicitações de mudanças serão geradas caso se identifique necessidades de ações corretivas ou preventivas.

Espero que a informação tenha sido útil para você e se você acredita que outras pessoas possam se beneficiar com o conteúdo deste texto compartilhe e ajude a divulgar essa informação!


Curta, comente e compartilhe!!!

Forte Abraço

Anderson PintoCoach Pessoal, Profissional, de Carreira e Executivo | Analista Comportamental DISC | Partner da ASP – Coaching & Consulting. #VocêPodeMaiseMuitoMais

Conteúdos Relacionados:

Mais informações sobre Anderson Pinto:

https://www.andersonpintocoach.com/more-about-me

Importante:

Quer receber um Ebook com quatro ferramentas poderosas do processo de coaching? Clique na palavra Eu quero e deixe os seus dados na página.

51 visualizações
Contatos

São Paulo - Brasil 

​Celular: 11-99469-7485​

E-mail: anderson.sil.pinto@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

fale com o anderson

© 2017 by Anderson Pinto. Proudly created with Wix.com