• Anderson Pinto

Diagrama de Causa e Efeito - Pessoal

Atualizado: 28 de Jul de 2018

Olá,


Como você está?


“Elimine a causa e o efeito cessa”

Miguel de Cervantes




Nas conversas que realizo com meus clientes, tenho percebido que em alguns clientes existem um determinado padrão de comportamento que é a repetição do mesmo problema pessoal ou profissional.


Ao constatar a repetição deste problema na fala do meu cliente, questiono o quanto esse problema lhe incomoda?, e qual é a causa desse problema? e nessa reposta que percebo que muitos clientes não sabem de fato qual é causa do seu problema e ficam tratando o efeito ou sintoma e não estão indo na raiz do problema.


E você quando tem um problema pessoal ou profissional você trata o efeito ou sintoma ou descobre a causa do problema?


Para ajudar aos meus clientes no processo de coaching na identificação das possíveis causas dos seus problemas pessoais e profissionais, adaptei uma ferramenta que é muito utilizada nas empresas, na área de qualidade e nos projetos para identificar as possíveis causas de um determinado problema que é o diagrama de causa e efeito.


O diagrama de causa e efeito também é conhecido como diagrama de espinha de peixe pois a sua forma lembra uma espinha de peixe, ou diagrama de Ishikawa pois é o nome do criador desta ferramenta, ou diagrama 6M que são os grupos de causas possíveis de problemas que ocorrem numa indústria que são o método, máquina, medida, meio ambiente, mão de obra e material.


O diagrama de causa e efeito é uma excelente ferramenta para você descobrir as possíveis causas de um determinado problema que você está enfrentando na sua vida pessoal ou profissional.


O objetivo é listar o máximo de causas possíveis que podem estar ocasionando este problema.


Você iniciará a utilização desta ferramenta refletindo sobre quais são as possíveis causas para o problema que você espera resolver.


Em seguida listará todas as causas e começará a preencher o diagrama juntando as causas por semelhanças.


Após ter preenchido por completo o diagrama de causa e efeito, você terá uma apresentação visual das possíveis causas para o seu problema.


O próximo passo será refletir, analisar e avaliar o diagrama montado e diante desse diagrama se questionar quais são as principais causas que na sua avaliação fazem com que este problema não seja de fato resolvido de fato?


Ao identificar as principais causas, você deve estabelecer um plano de ação para reduzir ou eliminar as causas possíveis do seu problema e com isto se aproximar o mais rápido da sua meta.


Trabalhando com o diagrama você consegue estimular o seu pensamento para identificar as possíveis causas do seu problema, listará as causas, sairá com um plano de ação para reduzir ou eliminar as causas do seu problema e por fim se aproximará mais da sua meta, pois reduzirá ou eliminará o problema que estava lhe impedindo de chegar mais rápido na sua meta.


Agora que você já conhece o diagrama de causa e efeito, e quando tiver um problema pessoal ou profissional que precisa ser resolvido, utilize o diagrama de causa e efeito.


Coloque-o em prática, faça da utilização desta ferramenta um hábito para você resolver os problemas que lhe impedem de chegar na sua meta.


Se o texto foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar que essa informação!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!!!


Anderson Pinto

Coach de Carreira | Assessor de Investimento | Sócio da da ASP – Coaching & Consulting e da Manhattan Investimentos


#DiagramaCausaEfeito

#FocoAçãoTransformação

#VocêPodeMaiseMuitoMais

#VemComigoeFaçaAcontecer


Conteúdos Relacionados:

Mais informações sobre Anderson Pinto:

https://www.andersonpintocoach.com/more-about-me


190 visualizações
Contatos

São Paulo - Brasil 

​Celular: 11-99469-7485​

E-mail: anderson.sil.pinto@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

fale com o anderson

© 2017 by Anderson Pinto. Proudly created with Wix.com