• Anderson Pinto

Gerenciar o Conhecimento do Projeto

Atualizado: 3 de Abr de 2018

Olá,


Hoje venho conversar com você sobre uma das minhas paixões que é a Gestão de Projetos.

A sexta edição do guia PMBOK® vem trazendo algumas mudanças e hoje quero conversar com você sobre um novo processo que foi incluído na área de conhecimento 4 – Integração que é o processo 4.4 – Gerenciar o Conhecimento do Projeto.


Se você desejar saber quais são as principais mudanças na sexta edição do guia PMBOK®, dá uma olhada no mapa mental que preparei e se encontra no link abaixo.

https://www.andersonpintocoach.com/blog/mapa-mental-novidades-do-guia-pmbok-6


Na sexta edição do guia PMBOK®, na página 98 define que Gerenciar o Conhecimento do Projeto é processo de utilizar conhecimentos existentes e criar conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para aprendizagem organizacional.


Você notará que o principal benefício deste processo é formalizar que as lições aprendidas devem ser gerenciadas durante toda a execução do projeto e não somente ao final do projeto. Onde muitos projetos faziam e alguns projetos só faziam para formalizar os processos juntos as áreas de governanças da organização.


Na figura abaixo apresento as entradas, ferramentas e técnicas, e saída do processo 4.4 – Gerenciar o conhecimento do Projeto.




Adaptado da Figura 4.8 – Gerenciar o Conhecimento do Projeto: Entradas , Ferramentas e Técnicas, e Saídas. Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) - 6a edição, Project Management Institute Inc., 2017, página 98.

Você notará na figura acima que a principal entrada deste processo é o registro das lições aprendidas que fica no item 2 – Documentos do projeto, neste documento estarão contidas as lições aprendidas sobre práticas eficazes de gerenciamento de projetos.


O resultado deste processo é termos o gerenciamento do conhecimento sendo realizado durante toda a execução do projeto e documentado através do registro de lições aprendidas para que o aprendizado que não deu certo seja corrigido durante e nos futuros projetos e aprendizado que deu certo seja realizado nas próximas etapas do projeto e nos futuros projetos.


Espero que a informação tenha sido útil para você e se você acredita que outras pessoas possam se beneficiar com o conteúdo deste texto compartilhe e ajude a divulgar essa informação.


Curta, comente e compartilhe!!!

Forte Abraço Anderson PintoCoach Pessoal, Profissional, de Carreira e Executivo | Analista Comportamental DISC | Partner da ASP – Coaching & Consulting. #VocêPodeMaiseMuitoMais


Conteúdos Relacionados:

Mais informações sobre Anderson Pinto:

https://www.andersonpintocoach.com/more-about-me


Importante:

Quer receber um Ebook com quatro ferramentas poderosas do processo de coaching? Clique na palavra Eu quero e deixe os seus dados na página.

93 visualizações
Contatos

São Paulo - Brasil 

​Celular: 11-99469-7485​

E-mail: anderson.sil.pinto@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

fale com o anderson

© 2017 by Anderson Pinto. Proudly created with Wix.com